EXCLUSIVO: Entrevista com o Prefeito de Alto Rio Doce

  • 02/04/2020
EXCLUSIVO: Entrevista com o Prefeito de Alto Rio Doce

Em entrevista à Rádio Alto Rio Doce FM na manhã do dia 02/04 o prefeito Dr. Wilson Teixeira Gonçalves Filho falou a população da cidade sobre as mudanças que estão ocorrendo e que irão acontecer na cidade durante o estado de emergência decretado devido a pandemia do COVID-19 (Coronavírus).

A entrevista foi conduzida pelo apresentador Cleber de Oliveira com transmissão ao vivo pela rádio e internet durante a entrevista foram citados vários assuntos de interesse público e foram feitos vários apelos por parte do prefeito para que a população alto-rio-docense fique em casa.

PAGAMENTOS DOS SERVIDORES

Durante a entrevista o prefeito Dr. Wilson Teixeira informou que o pagamento dos funcionários da prefeitura municipal será feito através de uma escala de pagamento para evitar aglomerações na porta dos bancos e da lotérica da cidade. Segundo o prefeito, o maior gargalo atualmente na cidade tem sido o atendimento nos bancos e na casa lotérica. O prefeito informou que estão sendo feitas pinturas no passeio a fim de demarcar um espaço seguro para que as pessoas fiquem enquanto aguardam o atendimento nestes locais. Ele ainda pediu para que todos os idosos evitem comparecer ao banco ou a casa lotérica afim de evitar a aglomeração.

Referente ao pagamento, o prefeito informou que existem quase 500 funcionários na prefeitura e para diminuir o fluxo de pessoas nas agencias bancarias será feita uma escala de pagamentos que começará na próxima sexta (03/04).

CONFIRA AS DATAS DE PAGAMENTO:

Dia 03/04 (Sexta) será feito o pagamento dos operários, aposentados e os inativos da prefeitura.

Dia 06/04 (Segunda) será efetuado o pagamento somente dos funcionários do CRAS e continuação do pagamento dos operários, aposentados e inativos.

Dia 07/04 (Terça) será feito o pagamento dos agentes comunitários, pessoal do NASF, pessoal da estratégia de saúde da família e a vigilância epidemiológica. Os demais funcionários da área de saúde terão o pagamento agendado para o dia 09/04 (Quinta).

Dia 08/04 (Quarta) será feito o pagamento dos professores efetivos e contratados e os serventes escolares efetivos e contratados.

Dia 09/04 (Quinta) será efetuado o pagamento dos demais funcionários (administrativos da sede prefeitura, da educação, da assistência social, do PRONAF e prefeito e vice-prefeito).

Ainda segundo o prefeito essa medida visa diminuir o número de pessoas na porta e dentro dos bancos e da casa lotérica e ainda diminuir o fluxo de pessoas dentro da cidade, essa medida será feita em caráter emergencial devido a situação de calamidade pública decretada na cidade devido ao Coronavírus.

DECRETOS MUNICIPAIS

Questionado sobre a validade dos decretos municipais pelo locutor Cleber de Oliveira durante a entrevista, o prefeito Dr. Wilson informou que inicialmente o Decreto 2.674 de 17 de Março de 2020 tem validade de 60 dias e que segundo o mesmo, espera ser um prazo que resolva, mas a resposta disso só vai ser possível saber dentro de alguns dias. O prefeito também citou do Decreto 2.675 de 23 de Março de 2020 onde foi decretada a situação de calamidade de saúde em Alto Rio Doce. Os dois decretos continuam valendo dentro do prazo de 60 dias a contar da data de publicação dos mesmos. Podendo ser revogado ou ampliado.

Referente ao isolamento social o prefeito informou que as autoridades do município estão em sintonia com o Governo Federal e Estadual. Ainda citando aos decretos o prefeito lembrou que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES) deve estender o isolamento social no estado até do dia 13 de abril.

O prefeito ainda citou as formas de ter acesso aos decretos da cidade através do site da prefeitura, na portaria da mesma e ainda citou que os profissionais da saúde e fiscalização também tem esses decretos. Ele ainda lembrou as instituições que estão liberadas para atendimento ao publico como farmácias, supermercados, padarias entre outros que estão citados no decreto. Foi dito também sobre os demais estabelecimentos como bares, restaurantes, pizzarias que podem manter o atendimento ao público, mas somente com atendimento através do sistema de delivery.

Durante a entrevista, Dr. Wilson ainda aproveitou para pedir que os estabelecimentos que estão desrespeitando as regulamentações que sigam as mesmas, ele citou que recebeu denúncias de fiscais que haveria um estabelecimento aberto oferecendo refeições no serviço de self-service. Ele pediu a ajuda deste estabelecimento para seguir as normas estabelecidas no decreto e ainda citou que o Brasil está passando por um momento difícil hoje e que pode ser muito pior daqui uma semana.

O COVID-19 NO BRASIL E NO MUNDO

Durante a entrevista o prefeito ainda citou o número de mortos e de casos confirmados do Coronavírus no Brasil e alertou que podem existir muitos casos que ainda nem foram notificados o que pode agravar ainda mais a situação. O prefeito aproveitou para mais uma vez pedir a população para ficar em casa e só sair na rua em casos de extrema necessidade.

Foi citado durante a entrevista os cuidados que a população deve tomar para evitar o contagio, principalmente o grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, asmáticos, outras enfermidades pulmonares e os imuno deprimidos como pessoas que fazem radioterapia e quimioterapia) o prefeito também citou a ordem da OMS para que todos usem a mascara e ainda sugeriu que quem puder faça sua máscara em casa utilizando pano ou TNT.

Foi citado também a falta de leitos no Brasil e lembrado os problemas que ocorrem na Itália devido a demora na criação de um plano de isolamento e grande numero de pessoas infectadas, o prefeito lembrou ainda do aumento crescente de casos ocorreu nos países como França, Espanha, Alemanha e Inglaterra.

Na entrevista Dr. Wilson ainda citou que houve um vereador que sugeriu a compra de um respirador para o hospital de Alto Rio Doce mas a falta uma estrutura técnica como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem para atuar dentro de uma UTI em Alto Rio Doce não adiantaria a compra do mesmo, já que não teria equipe especializada para operação.

O prefeito salientou que a referência de tratamento de emergências na região seria a cidade de Barbacena, mas como rede hospitalar da cidade atende a outros 37 municípios e a própria cidade, o atendimento em Barbacena poderá se tornar um caos.

O prefeito ainda fez um apelo aos jovens lembrando do primeiro caso notificado em Barbacena de um jovem de 30 anos. Na entrevista ele informou que quando sai de casa para trabalhar costuma encontrar grupos de jovens sentados em bancos, em mesas jogando baralho ou batendo papo. Ele pediu para que os mesmos procurem isolamento e voltou a citar o número de casos no Brasil e o caso que foi notificado em Barbacena.

AUXILIO DO GOVERNO FEDERAL

Na entrevista o prefeito citou o auxílio emergencial de R$ 600,00 do chamado “Coronavoucher” o benefício irá ajudar 54 milhões de brasileiros segundo o governo. Na entrevista o Dr. Wilson citou que para maiores informações o cidadão de Alto Rio Doce pode entrar em contato no número do Departamento de Assistência Social de Alto Rio Doce (32) 3345-1981.

ESCOLAS E O ANO LETIVO

Em questionamento feito pelo apresentador Cleber de Oliveira sobre as aulas e o ano letivo no município de Alto Rio Doce o prefeito informou que as aulas estão canceladas pelo menos até o dia 13/04.

Encerrando a entrevista o prefeito citou os cuidados que a população deve ter para evitar o contagio fazendo uma boa lavagem das mãos e a utilização do álcool em gel se disponível. O prefeito ainda aproveitou para lembrar da limpeza do celular e voltou a frisar que a única forma de conter a doença e ficando em casa e pediu ao povo de Alto Rio Doce para ficar em casa.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Bloqueado

Gusttavo Lima

top2
2. Vai Lá Em Casa Hoje

George Henrique & Rodrigo e Marília Mendonça

top3
3. A Maior Saudade

Henrique & Juliano

top4
4. Vontade de Morder

Simone & Simaria e Zé Felipe

top5
5. Abalo Emocional

Luan Santana

Anunciantes